Friday, May 13, 2011

Das fases, das pessoas, da vida « Oi miojo :)

Os anos passam, a gente muda. Conhecemos diversos lugares, diversas pessoas e vamos levando com a gente um pouco de cada experiência.

Lembro bem daquela fase lá pela 4ª, 5ª série. Ah, como foi boa aquela época. Tinha muitas amigas, foram anos juntas. Os clubes de boneca, os mesmos 'amores', os filme que assistíamos mil vezes, as festas na piscina, as noites de pijama. Tantas lembranças eternas e que despertam aquela nostalgia. De todas aquelas gurias que eram minhas BFFs sobraram poucas que continuei mantendo contanto. E quando eu digo poucas, falo de umas duas. As outras tomaram caminhos diferentes, mudamos muito também, mas quando lembro daquele tempo é sempre com carinho, uma saudade boa.

Mudei de escola, mudei de fase, fui crescendo. Veio o ensino médio, vieram as festas, maquiagens e garotos. Vieram outras amigas também, que me acompanharam durante esses três anos. Hoje vejo que não era com aquela lealdade, aquela sinceridade… talvez só na infância tenha dessas coisas. As que eu considerava melhores amigas agora penso se eram mesmo amigas, quanto mais se eram as melhores. Algumas amizades perdi, por desentendimentos, porque achei melhor, ou por imaturidade(aquelas bobagens da idade). De todas que passaram pela minha vida nesses anos, também só umas duas ainda posso contar, mas sei que vou poder contar com elas para a vida toda.

Quis mudar de cidade, de vida, de pessoas. Fui fazer cursinho pré-vestibular em outro estado. Essa fase passou longe de ser boa. Distante dos pais, de tudo que era conhecido, passei por algumas situações desagradáveis. Foi a fase em que eu mais amadureci. Fiz uma grande amiga, que estava vivendo praticamente o mesmo momento que eu, durante o ano todo dividimos nossos problemas e ficou mais fácil de ir levando. Dizem que é na dificuldade que surgem as mais verdadeiras amizades. Hoje já não vejo ela sempre, mas não perdemos o contato; no fim, deu tudo certo para nós duas. Conheci várias outras gurias que também ficaram muito minhas amigas, mas elas não enfrentavam a mesma realidade que eu, não era a mesma coisa. Dessas apenas uma que ainda converso sempre que posso, temos muitas afinidades. Haviam vários colegas que eu gostava muito, às vezes sinto saudades, mas nunca mais vi, nunca mais soube nada.

Enfim, a faculdade. Dizem que essa sim é a melhor fase da vida. Engraçado é que disseram o mesmo das anteriores. É uma outra vida, experiência completamente diferente e certamente tão inesquecível quanto todas as outras. Trabalhos, festa, festa. Você passa a conviver todos os dias com pessoas que são bastante parecidas contigo(tudo bem, nem todas), afinal escolheram o mesmo curso e geralmente é pelos mesmos motivos. Encontrei o amigo gay que eu sempre quis(muito divo), uma cocalense parceria para cantar Sandy&Junior, uma catarina perfeccionista(porque alguém tem que orientar a galera), outra catarina pequeninha e super saudável(ah aquele brócolis!) e uma paulista super fashion e festeira. Tem muitas outras figuras, mas assim como em todas as outras épocas, sei que não são todas as pessoas que encontramos que vamos levar para o resto da vida, o diferente é que acredito que agora não vão ser apenas umas duas, mas todos esses aí. Acredito, e espero sinceramente que esteja certa.

Mas no final, percebemos que a vida é como um funil: muitos vão entrar nela, poucos vão continuar fazendo parte. E são esses poucos que fazem tudo valer a pena.

Bruna Andrade